8 anos de inspiração no legado afro

6 de dezembro de 2015anuncio-Face-Canecas
LEGADO DE UMA CULTURA
O legado da cultura africana, trazida desde os povos que aqui chegaram forçados a trabalharem como escravos é enorme, é espetacular! A capoeira, a música, a culinária, e hoje eu venho me colocando e dialogando com uma rede de empreendedores que essa herança, interesse produzir, valorizar, comercializar. O que eu desejei em 2007 não foi apenas colocar um produto no mercado e vender. Eu quis valorizar um cultura, criar uma marca com a qual as pessoas se identificassem, compactuassem da ideia. Não negar um legado, não fingir que que não pertenço a esse laço, mas ir além. Apresentá-lo com todo orgulho.

SAMSUNG DIGIMAX D530

Apresentação das camisetas de Wilton Bernardo “Laço Afro” na loja Pérola Negra, 2007 

DEZEMBRO DE 2007- SURGE LAÇO AFRO
O trabalho que eu, Wilton Bernardo, desenvolvo e tenho assinado “Laço Afro”, se iniciou concretamente, além do campo das ideias, da pesquisa, em dezembro de 2007. No dia 16 de dezembro as primeira camisetas ocuparam a vitrine de uma loja no Shopping Itaigara. A loja era de Roberto, o proprietário da loja Pérola Negra.
Até chegar ao resultado concreto muitos rascunhos foram feitos, muitas malhas pesquisadas, muitos diálogos com costureiras e pintores de serigrafia. Não busquei caminho fácil. Não busquei uma marca para copiar o jeito de fazer, copiar modelagem, malha ou qualquer processo de produção. Além da minha expressão quanto às artes, ao desenvolvimento das ilustrações com meu processo de pesquisa e experiência, vivências conscientes e inconscientes com o meu laço afro, já se passaram 8 anos de aprendizado.

Laço_Afro_Iansã-ALX1253
PESQUISA E PRODUÇÃO
Lembro que ao conhecer a costureira JÔ que me encantaria pelo trabalho e com quem eu desejei trabalhar na produção de minhas camisetas, lhe entreguei a malha lisa e expliquei os tamanhos que eu desejaria. E ela me perguntou: “VOCÊ TROUXE A MODELAGEM?” Eu não sabia que tinha que trazer uma modelagem. E assim, se iniciou de fato minha imersão no universo da produção de camisetas.

Tipos de malha e sua variação de qualidade, marcas de malhas, custos, fornecedores, diálogo e receptividade do público quanto ao material, além do simbólico.

Eu digo muito tranquilamente e feliz que é uma das coisa que mais me orgulho ter empreendido até hoje. Ter desenvolvido algo de forma particular, mas que dialoga com uma cultura, um legado tão rico e importante. Nessa batalha do dia-a-dia pela sobrevivência, eu resolvi parar hoje pra refletir sobre esses passos dados. Para quem olha como observador, pode parecer tão poucos passos, mas para quem está no processo de construção, sabe o tempo que leva.

A vontade, a intenção de fazer algo com verdade, com criatividade, originalidade, diferentes do que já está sendo feito começa com nosso espírito de empreendeer, mas a construção disso não se faz em 8 dias.

Wilton Bernardo | Laço Afro
Loja virtual: http://www.lacoafro.com
Site: http://www.wiltonbernardo.com
Instagram: wilton_bernardo
E-mail: lacoafro@hotmail.com
Whatsapp: (71)99305-9093

This entry was posted in Uncategorized and tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s