O que foi a Revolta dos Búzios?

ravolta-buzios
A Conjuração Baiana também denominada como Revolta dos Alfaiates (uma vez que seus líderes exerciam este ofício) e recentemente também chamada de Revolta dos Búzios, foi um movimento de caráter emancipacionista, ocorrido no final do século XVIII (1796-1799), no então Capitania da Bahia, no Estado do Brasil. Diferentemente da Inconfidência Mineira (1789-1792), se reveste de caráter popular em que defendiam a independência e o fim da escravidão, um governo republicano, democrático, com liberdades plenas, o livre-comércio e abertura dos portos como principais pontos.

Os 6 pontos da conjuração baiana eram:
– Abolição da Escravatura
– Proclamação da República
– Diminuição dos Impostos
– Abertura dos Portos
– Fim do Preconceito
– Aumento Salarial.

Durante a fase de repressão, centenas de pessoas foram denunciadas – militares, clérigos, funcionários públicos e pessoas de todas as classes sociais. Destas, quarenta e nove foram detidas, a maioria tendo procurado abjurar a sua participação, buscando demonstrar inocência.

Finalmente, no dia 8 de Novembro de 1799, procedeu-se à execução dos condenados à pena capital, por enforcamento, na seguinte ordem:

soldado Lucas Dantas do Amorim Torres;
aprendiz de alfaiate Manuel Faustino dos Santos Lira;
soldado Luís Gonzaga das Virgens; e
mestre alfaiate João de Deus Nascimento.
O quinto condenado à pena capital, o ourives Luís Pires, fugitivo, jamais foi localizado. Pela sentença, todos tiveram os seus nomes e memórias “malditos” até à 3a. geração.

Este movimento deixou profundas marcas na sociedade soteropolitana, a ponto tal que o movimento emancipacionista eclodiu novamente, em 1821, culminando na guerra pela Independência da Bahia, concretizada em 2 de julho de 1823, formando parte da nação que emancipara-se a 7 de setembro do ano anterior, sob império de D. Pedro I.

Fonte: Wikipédia

# Laço Afro | Wilton Bernardo
Produtos artesanais inspirados na cultura africana e afro-brasileira na Feira Permanente de Artesanato do Salvador Norte Shopping (3º piso, ao lado da praça de alimentação)

This entry was posted in Uncategorized and tagged , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s